Comemoração dos 140 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont é celebrada com homenagens no Museu de Cabangu
Por Gustavo Sá Fortes
20/07/2013  às 12:21
Postado 20/07/2013  às 12:21

Comemorando 140 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, o homem que deu asas ao mundo e herói nacional, a Fundação Casa de Cabangu, o patrono Jorge Henrique Dumont Dodsworth, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar e a Prefeitura Municipal de Santos Dumont realizaram na manhã dessa última sexta-feira (19) uma singela homenagem a autoridades e personalidades civis e militares que contribuíram para renovar a história de glória desse gênio brasileiro e cidadão do mundo, assim como a valorização de sua casa natal, o Museu Cabangu.

Foi realizada na Fazenda de Cabangu a solenidade de entrega das Medalhas: “Mérito Cabangu” e “Mérito Santos Dumont”.

A Medalha “Mérito Cabangu” foi criada em 02 de abril de 2005 e é comemorativa ao nascimento de Alberto Santos Dumont, em 20 de julho de 1873 na Fazenda Cabangu em Santos Dumont – MG. Foi criada para distinguir pessoas que tenham contribuído para a preservação, divulgação e melhoria do “Museu Casa Natal de santos Dumont”.
Já a Medalha “Mérito Santos Dumont” foi instituída no Ministério da Aeronáutica por Decreto nº 39.905 de 5 de setembro de 1956 em homenagem à abeto Santos Dumont em comemoração do 50º aniversario do 1º vôo do 14 Bis. É Distinção concedida a cidadãos que se tenham tornados credores de homenagens da Força Aérea Brasileira.
Os agraciados nesse ano de 2013 com as honrarias foram:

- Brigadeiro do Ar Alex Picchi Izmailov

- Dr. André Diniz de Oliveira

- Sargento Antônio dos Santos Abreu Neto

- Prefeito de Santos Dumont, Carlos Alberto Ramos de Faria

- Sargento Carlos Antônio Venâncio

- Dr. Dalton José Abud

- Capitão PM Edmilson Costa

- Sr.ª Eunice Rodrigues Pedrosa

- Prof.ª Geisa Martins Soares

- Prof. Geraldo Ribeiro da Fonseca

- Sr. Gustavo Sá Fortes de Vasconcellos

- Sr.ª Heliana Coutinho de Mello

- Dr. José Abud Neto

- Dr. José Nogueira Bitencourt

- Dr. Marcelo Kneip

- Dr.ª Michele Abreu Arroyo

- Sr.ª Rita de Cássia Assis Fontes

- Dr.ª Rita de Cássia Gracioso Gama

- Sr. Tiago Ferreira Guimarães

- Capitão do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado Wilson Cava

 

Museu de Cabangu

Situado a 16 km do centro da cidade de Santos Dumont, o Museu de Cabangu, casa natal do “Pai da Aviação”, conserva a memória do gênio simples que de seus sonhos deu asas a toda a humanidade.

A história do sítio onde nasceu o menino Alberto Santos Dumont é contada através objetos pessoais, fotos, cartas e cenários naturais.

É o único museu do mundo que possuí um acervo contando a vida do proprietário de terras e gado, do empreendedor, do patrão atencioso com seus empregados, do proprietário de terras amigo dos fazendeiros e produtores locais, do empresário produtor de leite, do homem simples e responsável.

A biografia de Santos = Dumont vai muito além de conquistas e premiações, inventos e aperfeiçoamentos, ela se envolve no retorno de sua origem, o seu berço, sua terra natal.

Através de todo um material histórico e inédito, produto de uma pesquisa e acervo minucioso catalogado e documentado pelo saudoso historiador sandumonense Oswaldo H. Castello Branco, o Museu de Cabangu leva a seus visitantes a história rica de conquistas e simplicidades dessas terras de Minas Gerais.

Visite o Museu de Cabangu e conheça um pouco mais do turismo histórico do município.

Comentar
© 1997 - 2019 Todos os direitos reservados a Cabangu Internet LTDA.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.
Desenvolvido em Wordpress por Rodrigo Brandão.