Santos Dumont sedia o JEMG – Etapa Microrregional
Por Gustavo Sá Fortes
02/05/2014  às 17:50
Postado 02/05/2014  às 17:50

A segunda etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), etapa microrregional começou no último dia 28 de abril.  São 757 municípios inscritos e mais de 1500 escolas participantes. A competição acontece em 53 sedes de várias regiões de Minas, sendo Santos Dumont uma delas, com a participação de alunos/atletas do ensino fundamental e médio.

 

JEMG

O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2014 é um Programa do Governo de Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (por intermédio de sua Superintendência de Esporte Educacional) e com a Secretaria de Estado da Educação (por meio das Superintendências Regionais de Ensino).

A execução dos Jogos é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG. O convênio visa o aperfeiçoamento da gestão dos Jogos e a melhoria do nível técnico dos participantes.
Na esfera municipal, as prefeituras atuam no auxílio e no suporte logístico para a realização dos Jogos.

O JEMG/2014 é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado de Minas, de forma educativa e democrática.

É o esporte como instrumento da educação global dos alunos. O aumento do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.

Por abranger diversas regiões do Estado, o JEMG/2014 atua como canal de integração, sociabilidade e aprendizado dos alunos-atletas envolvidos nos Jogos. Por intermédio do desporto escolar, auxilia na formação de cidadãos mais críticos e conscientes, estimulando o pleno exercício da cidadania.

Nesse sentido, o objetivo é instrumentalizar as escolas, por meio de diretores, orientadores pedagógicos, professores, técnicos e pais de alunos para a execução do Programa com responsabilidade social e competência técnica.

As modalidades disponíveis no JEMG são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia (modalidade de apresentação), voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

As competições acontecem em 5 etapas (municipal, microrregional, regional, atletismo e estadual), em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II, de 15 a 17 anos e indicam os representantes do Estado para os Jogos Escolares da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.

 

Etapa Microrregional

No período de 28 de abril a 2 de maio, 52 escolas, representando dezoito municípios da região, estão competindo nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez. Os municípios participantes da etapa microrregional em Santos Dumont são: Arantina, Belmiro Braga, Bicas, Bom Jardim de Minas, Chácara, Coronel Pacheco, Goianá, Juiz de Fora, Lima Duarte, Mar de Espanha, Matias Barbosa, Pequeri, Santana do Deserto, Santos Dumont, São João Nepomuceno e Simão Pereira.

Os jogos estão acontecendo no ginásio poliesportivo do Tangará Tênis Clube, nas quadras do Colégio Municipal São José, da Escola Estadual “Engenheiro Henrique Dumont” e do 4º Esquadrão Cavalaria Mecanizado.

O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG é o maior e o mais importante programa esportivo-social do Estado.

 

Abertura Oficial em Santos Dumont

A abertura oficial dos jogos em nosso município aconteceu no último dia 29 de abril, na Praça Cesário Alvim e contou com a participação de vários atletas, professores e autoridades do município e das cidades participantes.

O evento contou com a participação especial do Prefeito Municipal de Santos Dumont Carlos Alberto Ramos de Faria, da Sr.ª Claudia Rocha (Secretário Municipal de Meio Ambiente, Turismo Esporte e Lazer), o Administrador Público Afonso Sobrinho (Representando a Secretaria de Estado de Turismo e Esporte), Sr.ª Belkis Cavalheiro Furtado (Superintendente da Superintendência  Regional de Educação de Juiz de Fora), Sr.ª Isabel Paixão (Superintendente da Superintendência  Regional de Educação de Barbacena), Sr.ª Mônica Souza (Diretora da Área de Educação da Superintendência  Regional de Educação), as Srs.ª  Elizabeth Queiroz de Paula e Livia Caldas Schubert Coelho (Representando a Secretaria Regional de Educação nos Jogos Escolares), Sr. Antônio Caldas Reiff Werneck (Coordenador e Executor dos Jogos – Representando a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais), Sr. Mauricio Camargo (Chefe Divisão de Esportes), Sr. Fabiano Nogueira (Chefe Divisão de Cultura) e o Sr. Newton Hermogenes (Chefe Divisão de Turismo).

Durante a solenidade a Tocha Olímpica foi conduzida pelo aluno do Colégio São José Hudson Esteves Celino e o Juramento do Atleta, foi proferido pela aluna da Escola Estadual Engenheiro Henrique Dumont, Paloma Poliana da Silva Neves.

 

Em breve estaremos divulgando a relação das cidades que se classificaram na etapa Microrregional no município, aguarde!

 

 

FONTE:

- FEEMG

- Divisão de Esporte e Lazer de Santos Dumont

- Divisão de Turismo de Santos Dumont

Comentar
© 1997 - 2019 Todos os direitos reservados a Cabangu Internet LTDA.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.
Desenvolvido em Wordpress por Rodrigo Brandão.