Exposição de Orquídeas destaca a beleza e a delicadeza da natureza para os sandumonenses
Por Glaudeilson Mendes
19/07/2014  às 11:55
Postado 19/07/2014  às 11:55

O Círculo Orquidófilo de Santos Dumont – COSD realizou a 5ª Exposição Regional de orquídeas no município, reunindo associações orquidófilas de Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Carandaí, Cataguases, Juiz de Fora e Alfredo Vasconcelos. O evento aconteceu nas instalações da Fundação Educacional São José, de 11 a 13 de julho, recebendo a visitação de um público significativo, que se encantou com as cores e aroma dessa espécie tão delicada e bela da nossa natureza.

Neste ano o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal, que por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer introduziu a Exposição de Orquídeas no Calendário Nacional de Eventos Culturais e colaborou para o sucesso da iniciativa.

 

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos e reunir material de consulta sobre o cultivo de diversos gêneros da família orquidácea, a exposição promoveu mostras de flores, plantas e outras espécies de motivos culturais relacionados à orquidofilia, com tipos raros e de grande beleza.

 

Criado em 2010, a associação de Santos Dumont vem trabalhando na preservação de nossa flora tomando todas as iniciativas de evitar a devastação das matas e o extermínio das orquídeas em estado natural e no estímulo a cultura das orquídeas.

 

Durante a exposição, a associação fez uma homenagem póstuma ao orquidófilo filho da terra, historiador Oswaldo Henrique Castello Branco, dando o seu nome ao troféu oferecido às melhores plantas participantes da mostra.

As plantas foram premiadas nas categorias Espécie Brasileira, Espécie Estrangeira, Categoria Botânica, Categoria Exótica, Categoria Híbrida, Melhores Loodgesii e Melhores Plantas do COSD. A avaliação das plantas ficou a cargo do juiz Sr. Jacinto, convidado da cidade de Conselheiro Lafaiete.

 

Dos orquidófilos premiados de Santos Dumont destacamos: Virgínio Pampanelli, Luiza Pampanelli, Alexandre Marques, Breno Pampanelli, Frederico Batista e Cleber da Silveira Jardim.

O Prefeito Carlos Alberto Ramos de Faria esteve visitando a exposição, e no momento da premiação, a Secretária Cláudia Rocha Jorge parabenizou ao Círculo Orquidófilo pelo importante trabalho cultural e aproveitou a oportunidade para parabenizar os organizadores da exposição e seus expositores. “A cada ano a exposição  tem se mostrado melhor e já se tornou tradicional em nosso município, visto sua importância  para o turismo regional e a difusão por uma cultura de apreciação e preservação do meio ambiente através do cultivo das belas  orquídeas”, afirmou a secretária.

 

Comentar
© 1997 - 2018 Todos os direitos reservados a Cabangu Internet LTDA.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.
Desenvolvido em Wordpress por Rodrigo Brandão.