Exposição Agropecuária e Concurso Leiteiro são destaques nessa última semana em Santos Dumont (MG)
Por Gustavo Sá Fortes
01/08/2014  às 09:43
Postado 01/08/2014  às 09:43

O Sindicato Rural de Santos Dumont e a Prefeitura Municipal realizaram na última semana, no Parque de Exposição “Fernando Faria Rocha”,  o 42º Torneio Leiteiro e a 39ª Exposição Agropecuária com concurso leiteiro, exposição de novilhas, exposição de cabras, rodeios, parque de diversões e shows de artistas renomados com entrada franca. A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária ofereceu todo o suporte necessário ao sucesso da festa que atraiu milhares de pessoas durante os dias do evento.

 

Abertura

O início da Exposição se deu com a chegada e esgota dos animais para o tradicional Torneio Leiteiro, no dia 23. As categorias avaliadas foram: Animais 25 kg, animais 35 kg e animais categoria Livre. A entrada foi gratuita e além do momento das ordenhas e das exposições de animais, shows com artistas renomados fizeram a festa da população, que prestigiou de forma maciça o evento.

Líder de audiência, o cantor de música sertaneja Eduardo Costa, apesar da baixa temperatura da noite, levou um grande número de fãs ao parque. Os grupos de pagode Swing & Simpatia e Art Popular agradaram a juventude e a dupla Fabrício & Gabriel apresentaram as mais cantadas no ritmo sertanejo universitário e arrocha . Durante os dias, a criançada pode se divertir com os brinquedos montados no parque.

 

Rodeio

Além dos shows e barraquinhas, o Rodeio foi um espetáculo à parte, com a presença do animador e locutor Marcos Brasil, que com sua voz espetacular,  encantou a plateia.

 

2º Encontro de Produtores de Leite de Santos Dumont

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e a Associação dos Produtores de Leite Balde Cheio de Santos Dumont, em parceria com o Sindicato Rural, promoveram o 2º Encontro de Produtores de Leite de Santos Dumont.

Com o objetivo de buscar a união dos produtores de leite e motivar discussões a respeito de técnicas e conceitos para uma pecuária mais rentável.

O encontro foi aberto pelo prefeito Carlos Alberto Ramos de Faria, que deu as boas vinda aos ruralistas  e  reafirmou a intenção de seu governo em apoiar a zona rural e o produtor rural, contribuindo para a melhora de sua vida no campo e para o crescimento da  produção. O prefeito anunciou ainda que dos 04 tratores 0 Km adquiridos pelo município, 01 será entregue ao Sindicato Rural e outro a Associação dos Produtores de Leite Balde Cheio; enfatizou sua intenção de distribuir os 08 tanques de leite que chegaram às comunidades principais que ainda não possuem o equipamento e ressaltou sua intenção de aumentar o número de propriedades atendidas pelo programa Balde Cheio.

A programação do Encontro contou com a apresentação das palestras: “Produção de Cabras”, ministrada pelo zootecnista e produtor de cabras Dr. Marcos Vinícius Fonseca; “Mastite Bovina”, ministrada pelo pesquisador EMBRAPA Gado de Leite, Dr. Antônio Cândido Ribeiro; e “Mercado do Leite”, proferida pelo presidente da Comissão Nacional de Leite da CNA e diretor da FAEMG, Dr. Rodrigo Alvim.

O evento contou ainda com a presença da vice- prefeita Luiza Garcia dos Santos, do secretário Municipal de Agricultura e Pecuária Ivaldo Francisco Moreira, do presidente do Sindicato Rural  José Lomeu, do presidente da Associação dos Produtores de Leite Balde Cheio Reinaldo Guillarduci, do presidente da Associação dos Criadores de Cabras de Santos Dumont Manoel Amaral e do coordenador do Projeto Balde Cheio em Santos Dumont Pedro Marcos Torres, entre outras autoridades. Do meio rural, o Encontro de Produtores de Leite atraiu um público de mais de 120 pessoas entre ruralistas, produtores de leite e técnicos da cidade e região.

Durante o encontro houve o sorteio de vários brindes de produtos rurais e a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma Feira de Saúde com ações educativas do Programa Nacional de Controle da Dengue, DST/AIDS e Saúde da Mulher; Saúde Bucal; Teste de Glicemia; Aferição de Pressão Arterial e distribuição de preservativos.

 

Premiação

No domingo, a exposição e torneio leiteiro foram encerrados com a premiação dos proprietários de animais vencedores em suas categorias:

Categoria 25 kg – Animal “Baleia” do proprietário Luiz Fernando Faria com produção de 74.960 Kg

Categoria 35 Kg – Animal “Marquesa” do proprietário Tadeu Kingma Pampanelli com produção de 104.320 Kg

Categoria Livre  - Animal “Lívia” dos proprietários Sileimar e Eduardo,  com esgota de 220,110Kg

Os proprietários dos animais ganhadores levaram para casa os troféus de 1º lugar e uma motocicleta 0 Km.

 

Participe da nova enquete do Portal Cabangu em nossa home principal (www.cabangu.com.br) e responda:

“O que você achou do 42º Torneio Leiteiro e 39ª Exposição Agropecuária de Santos Dumont?”

( ) Ótimos eventos

( ) Ruins

( ) Bons eventos

( ) Eventos desnecessários para o município

( ) Eventos produtivos para o município

Comentar
© 1997 - 2020 Todos os direitos reservados a Cabangu Internet LTDA.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.
Desenvolvido em Wordpress por Rodrigo Brandão.