Militares do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado participam na Operação São Francisco III no Complexo da Maré - RJ.
Por Gustavo Sá Fortes
22/10/2014  às 09:13
Postado 22/10/2014  às 09:13

Regressaram na última semana (14), os quarenta e seis militares do 4º Esquadrão de Cavalaria

Mecanizado “Dragões Reais das Minas” de Santos Dumont na Zona da Mata mineira, que participaram da Operação São Francisco III no complexo da Maré na cidade do Rio de Janeiro.

Foram quase três meses nesta missão de emprego temporário e episódico de meios das Forças Armadas que, de acordo com a Constituição Federal, o Exército atua em atividades de Garantia da Lei e da Ordem, em conjunto com os Órgãos de Segurança Pública, mediante solicitação do governador do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, o Esquadrão Dragões Reais das Minas enviou para a Operação um efetivo de 46 militares, apoiando o Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), sediado em Juiz de Fora, o 15° Regimento de Cavalaria Mecanizado, sediado no Rio de Janeiro e o 32º Batalhão de Infantaria Leve, sediado na cidade de Petrópolis.

Antes disso, eles passaram por treinamento, para que pudessem se adaptar ao que seria desenvolvido no Complexo de Favelas da Maré na cidade do Rio de Janeiro. Durante a Operação, os militares realizaram patrulhas e abordagens, sempre portando, além do fuzil, armamentos não letais, para garantir o uso progressivo da força, tudo visando a preservação da ordem pública e incolumidade das pessoas e do patrimônio, a fim de contribuir para o restabelecimento da paz social para os mais de 130 mil moradores da Maré.

Esta foi a nona vez que o 4º Esquadrão enviou tropas para missão de apoio à segurança pública.

 

FONTE:

- NOTA À IMPRENSA N 005/2014

- WILSON CAVA – Maj

(Comandante do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado)

Comentar
© 1997 - 2017 Todos os direitos reservados a Cabangu Internet LTDA.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.
Desenvolvido em Wordpress por Rodrigo Brandão.