Outubro Rosa: Unidades de saúde engajadas nas atividades de conscientização contra o Câncer de Mama em Santos Dumont (MG)
Por Gustavo Sá Fortes
04/11/2014  às 15:13
Postado 04/11/2014  às 15:13

Durante todo este mês de Outubro, a Secretaria Municipal de Saúde comemorou o ‘Outubro Rosa’.

As atividades alusivas à data foram desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) da cidade de Santos Dumont (MG).

Os pacientes receberam atendimento especial com exames e coletas, além de participarem da campanha contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) e câncer de mama. As unidades e ESFs também foram ornamentadas em comemoração ao mês de conscientização à prevenção e combate ao câncer de mama.

 

 

 

Outubro Rosa na ESF do Bairro Santo Antônio

Aconteceu na última semana (29), na Estratégia de Saúde da Família do bairro Santo Antônio, em comemoração do Outubro Rosa, preventivos, tarde de maquiagem e palestra sobre a saúde da mulher.

“O evento contou com a presença de varias pessoas ilustres. Aproveitamos a oportunidade para agradecer também a presença da enfermeira de Dores Fernanda Pavan”, destacou o Técnico de enfermagem Francisco Eduardo.

Se integram ao ESF – Santo Antônio : Drª. Carolina Rocha, Dr. Isael Genaro, os Agentes de Saúde Daniele Rodrigues, Simone Guimarães, Mírian Cristina, Michele Cândida e Luciana de Castro.

 

Comemoração do ESF do Bairro Córrego do Ouro

Também no maior bairro da cidade várias atividades foram realizadas em alusão a essa campanha de conscientização.

Com suas instalações ornamentadas com balões rosa, os profissionais receberam e orientaram as pacientes sobre doenças e prevenção ao câncer de mama. Os usuários também foram orientados a realizar exames de colo de útero, de mama e foram encaminhados para mamografias.

Dentro da programação foram realizadas palestras sobre prevenção, salas de espera com orientação, além de um bate papo com a ginecologista Drª. Adriana Ferreira e com a enfermeira chefe Natália Guizilini de Lima.

Foram realizados durante o evento sorteio de vários brindes.

A equipe do ESF 01 do Córrego do Ouro é formada pelos profissionais Drª. Maria Isabel, Kelly, Rosa, Luiz, Luciane, Mauro e Tânia.

“O objetivo da ação é conscientizar a comunidade assistida de que independente da idade devem sempre cuidar da sua saúde, lembrando que a prevenção é sempre a melhor opção. É importante que todos valorizem esse dom que é a vida, e que possam usufruir dessa dádiva da melhor maneira possível.”, destacou a médica Drª. Adriana em sua palestra.

Conheça o trabalho que vem sendo desenvolvido nesse núcleo, acesse e curta a fanpage na rede social - Saúde de Ouro (Clique aqui).

 

Outubro Rosa

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, para incentivar o alerta contra o câncer de mama. Com o tempo, instituições e governos em todo o mundo aderiram ao movimento em favor da prevenção e do diagnóstico precoce deste tipo de câncer.

 

Dicas para o auto- exame:

O auto- exame deve ser praticado todo mês, sempre na mesma época, entre o 7º e o 10º dia do ciclo, contato a partir do dia1º dia da menstruação. Para as mulheres que não menstruam, o auto- exame deve ser realizado em um dia fixo do mês, por ela mesma.

- Técnicas

Visual: verifique diante do espelho se ocorreu alguma alteração no formato das mamas, dos mamilos ou aréolas.

Inspeção Dinâmica: diante do espelho, levante os braços acima da cabeça e depois os abaixe, comprimindo a cintura fortemente. Verifique se ocorreu algum inchaço, depressão na pele ou alteração nos mamilos.

Palpação: deitada ou na hora do banho, coloque a mão direita atrás da cabeça e com a outra mão pressione suavemente a mama direita, usando os dedos indicadores, médios e anular esticados , até cobrir toda a superfície da mama, fazendo movimentos circulares, como se  estivesse espalhando o seio sobre o tórax. Faça o mesmo com mama esquerda e procure saber se a região apresenta algum nódulo.

Avaliação do mamilo: na prevenção do câncer de mama, é importante examiná-los cuidadosamente. Aperte suavemente o mamilo de cada  seio ( use os dedos  polegar e indicador) e verifique se há alguma secreção. Se houver e ela for abundante ou sanguinolenta, procure seu médico imediatamente.

A mamografia deve ser solicitada quando houver alteração no exame clínico, somente após a paciente ter sido avaliada pelo especialista ginecologista.

A mamografia de triagem (screening) só deve ser realizada  a partir dos 50 anos, até 69 anos.

Deve ser realizada como triagem a partir dos 40 anos nas pacientes  de risco de câncer de mama: pacientes com parentes de 1º grau com câncer de mama ou biópsia prévia mostrando hiperplasia atípica.

 

A prevenção do câncer do colo uterino

O câncer de colo do uterino ocupa o 2º lugar  em incidência e o 4º lugar em mortalidade por câncer nas mulheres do Estado de Minas Gerais.

Apresenta uma fase pré-clínica longa, permitindo que o mesmo possa ser diagnosticado antes de ser tornar invasivo e, assim, ser prevenido.

A coleta do exame de citologia oncótica permite o diagnóstico das lesões pré-malignas do colo uterino .Além disso permite o diagnóstico de infecções vaginais.

O exame de preventivo( Papa Nicolau) deve ser realizados  uma vez ao ano em mulheres  de 25 a 59 anos, salvo em casos especiais.

 

 

FONTE:

- Revista Viva Vida, Secretaria de Saúde do estado de Minas Gerais.

- Francisco Eduardo Ferreira (Técnico de enfermagem da ESF São Vicente de Paula.)

- Natália Guizilini de Lima (Enfermeira da ESF do Córrego do Ouro)

 

Comentar
© 1997 - 2017 Todos os direitos reservados a Cabangu Internet LTDA.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.
Desenvolvido em Wordpress por Rodrigo Brandão.