Secretaria de Desenvolvimento Social oferece cursos profissionalizantes que vem mudando a vida de muitos jovens
Por Gustavo Sá Fortes
13/11/2014  às 13:38
Postado 13/11/2014  às 13:38

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Combate às Drogas, em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, vem oferecendo cursos profissionalizantes aos adolescentes e jovens sandumonenses através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC.

Desde 2013, mais de 140 pessoas se formaram nos cursos de Mecânico de Máquinas Industriais, Qualificação em Montador de Veículos Automotores, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo, Eletricista Industrial, Eletricista Predial de Baixa Tensão, disponibilizados para Santos Dumont.

Segundo o secretário Municipal de Assistência Social e  de Combate às Drogas, Sebastião Cassete, o objetivo maior do prefeito Carlos Alberto Ramos de Faria é melhorar a vida das pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo  oportunidade aos adolescentes e jovens de aprender uma profissão e de buscar a sua inserção no mercado de trabalho.

 

Como participar?

Os requisitos para participação do Pronatec são ter idade a partir de 16 anos e estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CadÚnico, mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Qualquer membro da família inscrita no CaÙnico poderá participar.

As instituições ofertantes dos cursos são Rede de Educação Profissional e Tecnológica, Serviços Nacionais de Aprendizagem – Sistema S e Redes Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica.

 

Sucesso do programa em Santos Dumont

Para o coordenador dos cursos no município, Sandro Walas, além de proporcionar capacitação e preparo de mão de obra para atividades que demandam profissionais, os cursos oferecem oportunidade de atualização de conhecimento, ajuda a socialização de jovens tirando-os da ociosidade e melhora na autoestima do público envolvido e no crescimento pessoal de cada um.

A ex-aluna dos cursos de Auxiliar de Recursos Humanos e Auxiliar Administrativo, Tânia das Graças Ferreira, 39 anos, ressaltou que os cursos trouxeram um novo ânimo a sua vida, abrindo novas portas em sua vida profissional. “Hoje me sinto mais preparada para trabalhar, com mais conhecimentos e aguardo uma proposta de estágio nas áreas que fiz o curso”, ressaltou Tânia.

Na última semana de outubro a Prefeitura encerrou mais uma turma do curso de Montador de Veículos Automotores, ministrado pelo professor Jean Leon Rabello Silva e deu início a outra turma do curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão, ministrado pelo monitor Leonardo Augusto, pelo SENAI no espaço PRONATEC do Santo Antônio.

 

FONTE:

- ASCOM / PMSD

 

Comentar
© 1997 - 2017 Todos os direitos reservados a Cabangu Internet LTDA.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.
Desenvolvido em Wordpress por Rodrigo Brandão.