Iniciado mutirão de limpeza no combate à Dengue em Santos Dumont (MG)
Por Gustavo Sá Fortes
14/11/2014  às 16:00
Postado 14/11/2014  às 16:00

A Secretaria Municipal de Saúde e o Programa Nacional de Controle da Dengue-PNCD promoveram uma  manhã de atividades diversas na Praça Cesário Alvim em mobilização ao Dia Nacional Contra a Dengue, na última semana (07).

 

Abertura

O evento foi aberto oficialmente pelo prefeito Carlos Alberto Ramos de Faria e pela secretária Municipal de Saúde Thaís Moreira Bittar.

Em sua mensagem, o prefeito convocou toda a população a participar da campanha, ajudando na eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti  dentro de casa,  que é onde mora o perigo, e nos terrenos baldios  com ações simples de vigilância, e agradeceu a presença das escolas, grupos da Melhor Idade e entidades representativas.

 

Programação

Durante o evento foram montadas tendas de orientações sobre a dengue, sobre os serviços oferecidos pelo CAPS, tenda da Saúde com aferição de PA e Glicemia pelos alunos da Unipac, e tenda da Vigilância em Saúde com exposição de animais peçonhentos.

A VI Rústica Mirim “Correndo da Dengue” contou com a presença de alunos na faixa etária de 8 até 16 anos das escolas rede pública e particular e a  3ª Caminhada da Melhor Idade contou com a adesão dos grupos da 3ª Idade do Centro, do Córrego do Ouro e do São Sebastião, com o grupo da Igreja Quadrangular e com os participante dos grupos dos CRAS “Hélio Reis” do Córrego do Ouro, “Cesário Dulci” da Glória e “Edir Ramos de Faria” do 4º Depósito.

Segundo a coordenadora do PNCD  Maria Nézia Teixeira de Oliveira  a situação em nosso município ainda é tranquila, mas entraremos no período crítico do calor e das chuvas, de outubro a maio, quando o trabalho da equipe é intensificado  de forma preventiva com mobilizações e orientações junto a população e mutirão de limpeza da cidade.

O evento contou a parceria das escolas para alegrar a praça Cesário Alvim, que prestigiaram e movimentaram o momento, e com a apresentação de danças dos jovens da Fundação Futuro Brasil. A APAE também foi uma presença destaque no Dia de Combate a Dengue.

O mutirão de limpeza  iniciou suas ações  no próprio dia 07,  e vem percorrendo todos  os bairros, recolhendo os lixos que o caminhão diário não recolhe como: pneus, sofás velhos, carcaças de geladeira e demais objetos que acumulam água e que possam virar criadouro do mosquito. No dia 17 está programado para estar nos bairros Santo Antônio, Grota dos Antunes e São Miguel e no dia 18 para os bairros Fátima, Nossa Senhora das Graças e retorno nos bairros anteriores se preciso for.

 

Parceria: Associação Pernalonga, Polícia Militar/MG e COPASA

Apoio: 4ºEsquadrão de Cavalaria Mecanizado “Dragões Reais das Minas” e Departamento de Esportes da Prefeitura.

 

FONTE:

- Jornalismo PMSD

Comentar
© 1997 - 2017 Todos os direitos reservados a Cabangu Internet LTDA.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.
Desenvolvido em Wordpress por Rodrigo Brandão.